segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

1ª edição de Dom Quixote

No dia 16 de janeiro de 1605 foi publicado em Madrid a primeira edição do clássico mundial El Ingenioso Hidalgo Don Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes.

 
A história de Dom Quixote de La Mancha, escrita por Miguel de Cervantes y Saavedra (1547 - 1616), encanta a todos há mais de quatro séculos; considerado o melhor livro de ficção de todos os tempos em 2002, por uma comissão de críticos de todo o mundo e um dos livros mais traduzidos da literatura mundial.

Considerado o Shakespeare dos espanhóis, Cervantes escreveu aquilo que para os historiadores é um documento histórico precioso; o livro conta os feitos do Cavaleiro da Triste Figura em ritmo de romances da cavalaria, Cervantes enervado com o sucesso desse tipo de gênero literário junto ao grande público, propondo-se a ridicularizá-los, realizou uma das maiores sátiras aos preceitos que regiam as histórias fantasiosas daqueles heróis de fancaria*.

Dom Quixote de La Mancha, a maravilha literária de Cervantes, narrado na mais fina prosa castelhana, é composta de 126 capítulos de sabedoria, amizade, enternecimento, encantamentos, loucuras e divertimento, divididos em duas partes: a primeira surgida em 1605 (tipicamente barroca, deixa a impressão de liberdade máxima) e a outra em 1615 (produz a sensação constante de encontrarmo-nos encerrados em limites estreitos). Cervantes comparou a vida de soldado, que ele foi, com a de escritor, que ele terminou sendo, concluindo que aquele ofício só lhe dera dor de cabeça, vigílias, vazios de fome e padecimentos mil.

O personagem principal da obra é um pequeno fidalgo castelhano (Dom Quixote) que perdeu a razão pela leitura assídua dos romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis prediletos, mas que acaba envolvendo-se em uma série de aventuras, juntamente com seu fiel amigo e companheiro, Sancho Pança, (que tem um perfil mais realista); porém, Dom Quixote tem suas fantasias sempre desmentidas pela dura realidade; isto acaba dando ao livro um tom altamente humorístico.

Montado em seu fiel Rocinante e acompanhado de Sancho, o Cavaleiro promove sucessos e combate agravos, ampara donzelas e endireita tortos. E embora a vida de cavaleiro andante seja dura, não lhe faltam momentos doces ao recordar-se de sua amada, a sem-par Dulcinéia Del Toboso, flor e espelho do gênero dantesco.


Dom Quixote e Sancho Pança representam valores distintos, embora sejam participantes do mesmo mundo, e rapidamente conquistaram, juntamente com a figura do cavalo Rocinante, a imaginação popular.

Dom Quixote é uma obra prima, fruto de uma imaginação sem igual, capaz de envolver os leitores por um grande período de tempo e permanecer para sempre em seus corações.

* Fancaria – comércio dos fanqueiros (comerciante das fazendas de algodão, linho, lã, etc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário