Quem foi Sr. Dimas?

Dimas Batista (Dimas Guedes Patriota) nasce em 1921 na então vila de Umburanas, município de São José do Egito, hoje cidade de Itapetim. Filho de Raimundo Joaquim Patriota e Severina Batista Patriota ambos paraibanos e irmão dos poetas Otacílio Batista  e Louvival Batista.
Dimas vem de família de poetas e cantadores; sua mãe era sobrinha do primeiro cantador do Nordeste brasileiro, Ugolino do Sabugi, irmão dos poetas Nicardio Nunes da Costa e Agostinho Nunes da Costa Filho. Prima Legitima dos famosos poetas Francisco das chagas Batista (que era irmão de Sabino Batista que foi um dos fundadores da "padaria Espiritual" de Fortaleza), Antônio Batista Guedes e Pedro Batista, este foi cantador de primeira qualidade. Há, em toda a família, mais de cem cantadores. Dimas fez a sua primeira cantoria aos quinze anos de idade (1936), na cidade de São José do Egito e torna-se conhecido como repentista; Tem o titulo de "príncipe dos violeiros do Nordeste. Durante mais de 15 anos viveu da poesia popular fazendo cantorias, enfrentou mais de 300 competidores em suas cantorias, saiu vencedor em todas as competições em que participou como "Rei dos Violeiros" seu nome consta na Enciclopédia Delta Larousse, vol. II, pág. 800, ano 1971. Dotado de uma intelência Privilegiada, aos cinqüenta anos de idade, formou-se em letras clássicas na mesma faculdade de onde seria professor de língua portuguesa. Era considerado o cantador mais culto de todos os tempos. Além de repentista renomado, era historiador geógrafo e poliglota.
Faleceu em Fortaleza em 1986, vítima de acidente vascular cerebral; sepultou-se em tabuleiro do Norte, local onde residia.
Obras: Jesus Filho de Maria;
           História da CNEC (Em versos);
           As Três cruzes;
           Desafio (Dimas e Cabeleira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário